A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Alfabetização e Letramento, realizou no último dia 05 de dezembro, a exposição Alfalendo “Viajando com asas de papel”.

A exposição apresentou as produções literárias dos alunos de toda a rede municipal de ensino, resultantes do trabalho do Núcleo de Alfabetização e Letramento com as professoras das escolas municipais.

Este projeto consiste em um grupo idealizado pela professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Magda Soares com a Secretaria Municipal de Educação que se encontra semanalmente com representantes de cada escola para discussões e aprofundamento de metodologias educacionais, além do incentivo à criação e a revitalização constante das bibliotecas escolares.

Todas as 18 escolas da rede municipal de ensino participaram com diversas apresentações como teatro, recital e musical, que contou também com a participação de autoridades, representantes de secretarias municipais de educação de algumas cidades mineiras, pais, professores, funcionários e alunos.

Para Juliana Storino, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e que desenvolve com a professora Magda Soares o projeto Alfaletrar, as atividades literárias fazem parte
da rotina escolar e
são de fundamental importância para aquisição da língua escrita e letramento. “Através da leitura diária de histórias, projetos literários, visitas constantes a bibliotecas e atividades culturais, todos os alunos desenvolvem habilidades e atingem
as metas propostas pelo projeto ALFALETRAR”, diz.

É notório que hoje a rede municipal de ensino de Lagoa Santa é reconhecida nacionalmente através dos índices alcançados na avaliação externa estadual, o PROALFA, que colocam o ensino de Lagoa Santa acima da média estadual, além de todo o trabalho realizado pelas escolas municipais ser referência para o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/UFMG e para o MEC.

Para o prefeito Rogério Avelar, “a educação é instrumento de transformação da sociedade e todo este trabalho realizado na educação no nosso município é refletido nos resultados, que engrandecem a cidade e cumprem a sua missão”, conclui.