A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio Secretaria de Educação realizou na segunda-feira, 11/05, no Centro Administrativo uma homenagem a professora emérita da UFMG e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa, Magda Becker Soares, pela excelência e empenho nos trabalhos desenvolvidos no município e pela conquista do prêmio Nacional Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia.

Durante a homenagem, que contou com a participação de servidores, educadores e alunos da rede municipal, o prefeito, Dr. Fernando, destacou o reconhecimento da educadora: "Eu tive o privilégio de testemunhar o valor e o reconhecimento que o país tem por Magda Soares na cerimônia de entrega do prêmio nacional e o carinho que ela tem por todos vocês ao destacar o trabalho dos educadores de Lagoa Santa".

Emocionada com a homenagem, Magda Soares, afirmou: "Em todos esses anos de profissão, o meu melhor momento está sendo em Lagoa Santa, pois agora estou vendo as coisas acontecerem em resposta de anos de pesquisas. Para mim, esta homenagem é ainda melhor do que a que recebi durante a entrega do prêmio".

Magda Soares foi a primeira mulher a conquistar o prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Graduada em letras neolatinas, Magda é professora, pesquisadora, doutora em didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da International Literacy Association. Titular emérita da UFMG e uma das principais difusoras dos debates sobre alfabetização e letramento do país, ela esteve envolvida na criação e na gestão de políticas públicas de investimento em educação, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG.

Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia

Instituído em 1981, de caráter individual e indivisível, é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. O prêmio concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, Ciências da Vida.