Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Centro de Informação e Formação dos Alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades (Centro IN + Formar) de Lagoa Santa, participaram nesta semana do XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva - Formação de professores: articulação política, teoria e prática para a inclusão escolar.


Durante o encontro que visa o aprofundar a reflexão sobre os processos educativos e práticas pedagógicas que contribuem para formar a escola uma instituição acessível ao público da educação especial, os profissionais da educação do município foram escolhidos para apresentar seis trabalhos desenvolvidos por eles.

Inclusão em Lagoa Santa


O Centro de Informação e Formação de Alunos “IN + Formar” foi criado para promover e desenvolver a meta do Plano Nacional de Educação e tem como objetivo apoiar a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino regular de forma consciente, oferecendo também apoio aos pais e educadores.


Além do Centro, situado no antigo prédio da Escola Dr. Lund, os alunos com necessidades especiais matriculadas na rede regular de ensino continuarão recebendo total apoio nas escolas por meio das salas de recursos multifuncionais.


Atualmente Lagoa Santa tem 17 salas de recursos em funcionamento e uma em implantação, oferecendo por meio de material didático e atividades diversificadas a inclusão das crianças no ambiente escolar. O objetivo da Secretaria de Educação é de que todas as 22 escolas do município em breve possam contar com esse apoio.


Confira os títulos dos trabalhos selecionados pelo comitê científico do evento:


1- TÍTULO: Implantação, Sistematização e Desenvolvimento de Trabalho Inclusivo das Crianças com Altas Habilidades em Lagoa Santa
Autores: Kenny da Conceição Vieira Costa e Walkiria Ramos Peliky Fontes
Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial
Categoria: Pôster


2- TÍTULO: Implantação de Acompanhamento Psicológico Para Criança Público Alvo da Inclusão
Autores: JÚLIO, Hellen L.S.; Co-autor: FONTES, Walkiria R.P.;
Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial
Categoria: Pôster


3- TÍTULO: Entre o discurso e a prática da avaliação no contexto escolar: inclusão ou exclusão
Autor: Esmeralda de Oliveira Vieira
Eixo temático: Avaliação da Aprendizagem na escola Comum da Educação Básica
Categoria: pôster


4- TÍTULO: Transtorno Desintegrativo da Infância e Rituais Escolares: Fonte de Aprendizagem
Autor: Kátia Regina Eburnêo
Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial
Categoria: Pôster


5- TÍTULO: Projeto LIVRO BRINQUEDO BRAILLE
Autor: Imaniche, R.Karina S.;
Eixo Temático: Tecnologias e Recursos Pedagógicos Assistivos
Categoria: Apresentação Oral


6- TÍTULO: Dados do AEE do Município de Lagoa Santa-MG: Conhecendo a Realidade para Incluir
Autor: FONTES, Walkiria R.P.;
Eixo Temático: Processos educativos para inclusão do público alvo da Educação Especial
Categoria: Pôster (Convidado para apresentação Oral pelo Comitê Científico do Congresso)