A Prefeitura de Lagoa Santa realizou nesta quarta-feira, 18/11, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund a abertura da exposição "Alfalendo: Ler e Escrever. Um direito de toda a criança". A exposição que ficará aberta ao público até sexta-feira, no antigo prédio da Escola Dr. Lund e apresenta os trabalhos voltados para as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino.

Em sua oitava edição, a mostra de recursos metodológicos criados a partir do projeto Alfaletrar com o apoio do Núcleo de Alfabetização e Letramento, coordenado pela professora emérita da UFMG Magda Soares recebeu elogios do prefeito, Dr. Fernando. "Parabenizo a todos educadores da rede pelo empenho e trabalho realizado nas escolas do município, estou sempre aberto para receber os profissionais da educação e assim conseguir contribuir para uma educação singular", afirmou.

Durante a cerimônia de abertura a coordenadora do núcleo, professora Magda Soares, destacou a importância dos trabalhos realizados. "Esse projeto que desenvolvemos em Lagoa Santa é uma exceção, pois está a oito anos se reinventando e transformando o cenário educacional. Essa é a mais rica oportunidade que tive para desenvolver meu trabalho realizando ensino público em conjunto com profissionais de educação", destacou.

A secretária de Educação, Daniela Alves, também aproveitou a oportunidade para destacar o empenho e trabalho dos profissionais da rede. "Estamos alcançando grandes resultados na área da educação e isso se deve ao trabalho de nossos educadores", afirmou.

Escritores, profissionais da educação e representantes de editoras que acompanharam o evento puderam prestigiar o lançamento do livro “Professor criador. Fabricando livros para a sala de aula” de autoria de Ana Paula Mathias de Paiva. O livro, resultado da tese de doutorado, foi dedicado aos profissionais da educação do município. "Foi através do trabalho com os professores de Lagoa Santa que transformei minha bagagem teórica em prática. Vocês são pessoas únicas e o que produzem são materiais extremamente expressivos e originais", enfatizou.

O evento que teve em sua abertura os alunos da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira apresentando o Hino Nacional Brasileiro também contou com a palestra da professora Suely Duque Rodarte, Diretora Executiva da Undime/MG, membro da Conspiração Mineira pela Educação, Presidente da Câmara de Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e Presidente do ConsFUNDEB/MG.

Confira as fotos da mostra