Aconteceu nesta quinta-feira, 03/12, na Escola Municipal Professora Mércia Margarida Lacerda Machado, a entrega dos certificados e medalhas aos alunos que participaram da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).


Este ano, a escola registrou a participação de 84 estudantes sendo que quatro deles conquistaram medalha de ouro na competição que ocorre a nível nacional.


Há oito anos a escola participa da competição e seus alunos sempre se destacam com bons resultados. Este ano, os medalhistas de ouro foram os alunos: Ana Vitória da Silva, Eduardo Batista Matoso, Endrylly Aschilley Correa Pereira da Silva e Jasmim de Souza Moreira. Os medalhistas de Lagoa Santa concorreram com mais de 838 mil estudantes de todo o Brasil.


Para a professora, Cynthia Emilene de Sousa, a maior recompensa não está no fato das crianças ganharem medalhas, mas o trabalho que eles desenvolvem visando a competição."Sempre falo que a grande satisfação é poder ver o envolvimento dos alunos" afirmou.


A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e envolve alunos de instituições públicas, privadas, urbanas e rurais de todo o país.


A participação na competição não é obrigatória e depende do engajamento de cada escola, podendo participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.