A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa realizou nesta segunda-feira, 14/12, a abertura do I Seminário de Educação Inclusiva e Mostra de Trabalhos das Escolas Regulares Municipais. O encontro que acontece até o dia 16 de dezembro no antigo prédio da Escola Dr. Lund, que hoje funciona o Centro de Referência do Professor e Centro IN+FORMAR, tem como objetivo discutir os processos educacionais e promover a reflexão sobre a prática da educação inclusiva."

O primeiro dia de evento reuniu centenas de profissionais da rede municipal de ensino que puderam prestigiar a apresentação do Coral em Libras da Escola Municipal Dona Marucas e também conhecer os trabalhos e o processo das práticas inclusivas realizadas nas escolas do município.

De acordo com a professora e mestre coordenadora do curso de comunicação assistiva da PUC-MG, Paula Morais, que abordou durante o seminário o tema: "Fazer Diferente: Ampliar e Inovar o fazer Educacional", Lagoa Santa tem realizado um trabalho pioneiro voltado para educação inclusiva. "É difícil vermos um município com tantas salas recursos instaladas dentro das escolas além de um Centro especializado. Em Belo Horizonte ainda não disponibilizamos desse recurso temos algumas salas que servem como pólo de atendimento a várias instituições de ensino", afirmou.

Para a Secretária de Educação, Daniela Alves o processo de inclusão dentro das escolas de ensino regular é algo extremamente importante que tem dado certo, graças ao envolvimento dos profissionais da rede. "A inclusão é um assunto cada vez mais discutido e enquanto educadores temos que abrir as portas das nossas escolas. Agradeço a todos profissionais que tem contribuído para o sucesso desse trabalho no município", destacou.

Durante o evento, a doutora e professora da Fundação Hospital dos Olhos, Márcia Guimarães destacou como os problemas de visão interferem no aprendizado do aluno e o papel do educador no diagnóstico das dificuldades visuais.

Atualmente, Lagoa Santa conta com 17 salas recursos instaladas nas escolas da rede municipal além do Centro In+Formar que oferece acompanhamento especializado aos alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades, além de cursos de Braille e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores da rede.

A mostra de trabalhos é gratuita e estará aberta para visitação de 8h às 18h, desta quarta-feira, 16, no antigo prédio da Escola Dr. Lund, hoje Centro de Referência do Professor e Centro IN+FORMAR.

Confira a galeria de fotos do evento: I Seminário de Educação Inclusiva