Há vários anos, pais de alunos, professores, motoristas do Transporte Escolar, servidores das escolas do município e os próprios alunos das escolas municipais reclamam da crescente onda de violência nas portas das escolas e da depredação do patrimônio público, principalmente do ônibus destinados ao Transporte Escolar Gratuito.

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Santa (Semed) reuniu-se com os órgãos de segurança da cidade para buscar uma solução definitiva para o problema e durante a reunião realizada com representantes das polícias Militar e Civil de Lagoa Santa e membros do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep/LS),  a Semed solicitou o apoio das forças policiais para conter os atos de vandalismo.

Além da questão do vandalismo ao patrimônio público, também foram discutidas ações para o combate à violência, às drogas e foram apresentadas ações a serem tomadas visando combater qualquer ato ilícito cometido contra os estudantes e funcionários da Rede Municipal de Educação.

Uma força tarefa para acompanhar a movimentação dentro dos veículos escolares através da utilização de câmeras e com a utilização de monitores treinados especificamente para este fim, foi uma das propostas apresentadas pelas autoridades e que em breve será colocada em pratica.

Além do estabelecimento de uma calendário de reuniões entre os membros da força tarefa, outras ações também serão tomadas pelas forças policiais com o objetivo de coibir o vandalismo ao patrimônio público. A Secretaria de Educação espera que a atuação em conjunto dos órgãos de segurança possam coibir e diminuir as depredações.