As obras de duplicação da Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo já começaram e seguem em ritmo acelerado. A primeira intervenção foi realizada na rua dos operários onde foi criado o canal principal da drenagem avenida.

Desde segunda-feira, 22, os operários trabalham no sistema de drenagem na Avenida Acadêmico e parte da via já foi interditada para a realização das obras. A primeira etapa que está em execução esta localizada no trecho que vai do hotel ao trevo da avenida Acadêmico com João Daher.

Com a execução das obras de drenagem, as água das chuvas será conduzida de forma ordenada para a lagoa central, evitando o carregamento de resíduos sólidos e lixo e, consequentemente, o seu assoreamento.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Breno Salomão Gomes, no passado nunca houve preocupação com essas questões. Ele acrescenta que até 2006, Lagoa Santa contava apenas com 3% de drenagem pluvial, o que contribuiu muito, ao longo desses anos, para o assoreamento da lagoa central.

Breno Salomão traz um dado alarmante sobre a falta de drenagem no município. “Só para dar uma idéia da gravidade do problema, a profundidade máxima da lagoa que era de cerca de 20 metros, há 15 anos, hoje em dia, não passa de seis metros”.

O Secretário afirma que a maior preocupação da Prefeitura é realizar as obras com muita responsabilidade e consciência ambiental, preservando e conservando o nosso maior patrimônio e símbolo da cidade, que é a lagoa central.

Mais obras por toda a cidade
A Prefeitura está realizando o maior programa de pavimentação, drenagem e urbanização da história da cidade. Com a conclusão das novas obras de pavimentação que já estão sendo realizadas e vão abranger 26 bairros, aproximadamente 70% da cidade estará pavimentada.

A ampliação da rede de esgotamento sanitário da cidade também tem sido uma importante obra de saneamento realizada pela Prefeitura. Desde 2006, a rede de esgotamento sanitário teve um aumento significativo em sua cobertura. A rede de esgoto passou, em menos de quatro anos, de 16% de cobertura para mais de 75% de cobertura no município.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa