Aprimorar a qualidade de vida dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Este é o objetivo do Macrozoneamento Metropolitano da RMBH. Com a intenção de participar, com antecedência, da elaboração do projeto, o prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, diversos secretários e diretores municipais, vereadores e representantes da sociedade civil participaram de reunião com a equipe técnica ligada ao mecanismo, nesta sexta, 13/09. No evento, realizado no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a proposta de trabalho do programa foi apresentada.

Previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que foi elaborado pelo Governo do Estado junto a entidades acadêmicas e de pesquisa, o Macrozoneamento visa conhecer as vocações e características de cada um dos 34 municípios da RMBH, para estabelecer as Zonas de Interesse Metropolitano e elaborar ações nas áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, sustentabilidade, segurança pública, alimentar e nutricional, empreendedorismo e produção em pequena escala, diversidade cultural, entre outras.

O prefeito enfatizou que “essa é uma oportunidade para que a cidade seja ouvida e possa difundir sua vocação”. Segundo dr. Fernando, a participação popular é fundamental. “Queremos, junto com a população, participar desse processo e planejar Lagoa Santa para o futuro”, ressaltou.

O secretário municipal de Bem Estar Social, Stefano Tavares, reforçou que “o município está atento a esse processo e tem interesse em participar do debate”. O diretor de Planejamento e Desempenho Institucional, Antônio Balbino, registrou preocupação com o trânsito na RMBH. De acordo com o chefe do Departamento de Orçamento Estratégico da Prefeitura, Valério Batista, a construção das políticas públicas deve ser feita com a participação da sociedade.

Também participaram da reunião os secretários de Educação, Daniela Alves; de Saúde, Fabiano Moreira; da Fazenda, Bráulio Viana; de Gestão, Maria Antônia; o diretor da Translago, Roberto Félix; o diretor municipal de Obras, Gustavo Luiz; a diretora de Desenvolvimento Social, Virlane Farias; e a gerente de Setor do Centro de Arqueologia Annette, Laming Emperaire (Caale), Rosângela Albano.

Do Legislativo municipal, participaram presidente da Câmara, vereador Robertinho, e o vereador Eduardo Faria. Após todos os municípios da região serem visitados, será realizada a IV Conferência Metropolitana da RMBH, entre os dias 22 e 24 de outubro, na Cidade Administrativa. A apresentação final do Macrozoneamento está prevista para dezembro de 2014.