A Prefeitura de Lagoa Santa realiza na segunda-feira, 10/03, às 19h, no auditório da Escola Dr. Lund, a audiência pública inicial do processo de revisão do Plano Diretor da cidade. A revisão se dará em meio a um processo que contará com a participação popular através de 11 audiências públicas regionais e cerca de 20 reuniões técnicas, com órgãos da administração municipal, a Associação Comercial e Empresarial, a Infraero, Conselhos Municipais, o conselho-gestor da APA Carste, Cemig, Copasa, entre outros segmentos da sociedade.

O objetivo da audiência pública é a apresentação do projeto de revisão, que está a cargo da empresa de consultoria Myr Projetos Estratégicos e Consultoria Ltda. Como Lagoa Santa integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a audiência inicial contará com palestras sobre temas comuns aos municípios desta região do estado mineiro. A audiência será aberta ao público em geral.

“Lagoa Santa está inserida no contexto metropolitano, logo a revisão que estar contextualizada, ser coerente com esta realidade”, afirma o coordenador-geral do comitê gestor do processo de revisão do Plano Diretor.

Para subsidiar o debate sobre a revisão do Plano Diretor, que é de 2006, foram convidados;

- o subsecretário de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Atayde, que vai falar sobre o desenvolvimento econômico metropolitano e o Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial;

- o diretor da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Gustavo Palhares, que terá como tema de sua palestra o projeto de macrozoneamento da RMBH e a criação de zonas de interesse metropolitano. - deputado estadual Paulo Lamac, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Regionalização da Assembléia Legislativa, onde tramita o projeto de lei nº 3.078. A proposição trata da criação das zonas de interesse metropolitano.

- o professor Geraldo Magela Costa, da UFMG, que abordará o projeto de macrozoneamento como desdobramento do Plano Diretor Metropolitano. O tema será debatido sob a ótica da equipe técnica da insitutuição que coordenará os trabalhos de macrozoneamento.

Audiências Públicas

As audiências públicas regionais, também abertas ao púbilco, serão realizadas nos seguintes dias, horas e locais:

- Região Campinho, 13/03, às 18h30, na Escola Pedro Vieira de Freitas.

- Região da Lapinha e Sangradouro, 15/03, às 9h, na Escola da Lapinha.

- Região Vila Maria, 17/03, às 18h30, na Escola Mércia Margarida Lacerda Machado,

-Região Palmital, 20/03, às 18h30, na Escola Sr. Tito.

- Região Santos Dumont, 24/03, às 18h30 na Escola Mello Teixiera

- Região Várzea, 27/03, às 18h30, na Escola Dona Santinha.

- Região Aeronautas, Visão e Vista Alegre, 31/03, às 18h30, na Escola Herculano Liberato.

- Região Francisco Pereira, 3/04, às 18h30, na Escola Dona Aramita.

- Região Distrito Industrial, 07/04, às 9h, na Associação Comercial e Empresarial.

- Condomínios, 10/04, às 18h30, na Associação Comercial.

- Região Centro, 14/04, às 18h30, na Escola Dr. Lund.

Terminadas as reuniões públicas, haverá um intervalo para a leitura e avaliação das propostas aprovadas. O resultado deste trabalho será apresentado e debatido com a população em outra audiência pública, na segunda-feira, 5/05, às 19h, na Escola Dr.Lund.