Aconteceu em Lagoa Santa na última sexta-feira, 01/7, a 2ª Conferência Municipal das Cidades que este ano teve como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, e como lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

A conferência teve como objetivo debater propostas e soluções voltadas para a realidade e desenvolvimento da cidade, além de eleger delegados para apresentar na etapa estadual as propostas que poderão compor as políticas públicas do país.

Durante a conferência, o Diretor de Regulação da Agência Metropolitana, Mateus Nunes, destacou em sua palestra a importância da organização social e econômica do solo sobre a perspectiva de qual é a "Função Social da Cidade e da Propriedade”.

Para levar a população a pensar a cidade que realmente quer, a consultora da empresa Myr Projetos Estratégicos, Marina Guimarães Paes de Barros, abordou o tema: (RE) Pensar a Cidade - "A cidade é um bem comum é importante pensarmos que ela deve ser inclusiva com serviços acessíveis a todos", afirmou a consultora.

O encontro também foi espaço aberto para a população discutir prioridades de atuação para o município, assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano dentre outros. Em Minas Gerais, a 6ª Conferência Estadual das Cidades vai acontecer em março de 2017, já a Conferência Nacional será de 5 a 9 de junho, em Brasília, e vai reunir a sociedade organizada, representada por seus delegados, e debater as propostas municipais e estaduais apresentadas previamente.