Para homenagear as mulheres nesse mês destinado a elas, a Prefeitura de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, apresenta o show Dóris Canta Samba e o grupo da dança ARUANDA, no dia 31/3, sábado, a partir das 21h, na Praça Dr.Lund

Grupo Aruanda Mostra as Influências Africanas na Cultura Popular Brasileira.

O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural. Não há como negar, principalmente, a influência africana na formação social e cultural do povo brasileiro. A diversidade dos escravos que vieram para o Brasil trazendo tradições distintas contribuiu para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária, idioma, entre outros.

O Grupo Aruanda realiza a montagem e circulação de um novo espetáculo de danças folclóricas brasileiras com influências africanas explicando suas características e especificidades passando pelo Maracatu, Congada, Xote, Terno de Moçambique, entre outros, além do Carimbó que foi criada pelos índios e incrementada pelo ritmo contagiante do batuque africano. As apresentações envolvem danças, músicas e estudo das características e indumentárias típicas do nosso folclore em toda sua plenitude, exuberância e riqueza cultural.

Fiel ao seu compromisso de levar para o palco a realidade das manifestações pesquisadas, e como cada dança tem figurinos e adereços específicos, o que leva os dançarinos a trocas constantes de trajes, os espetáculos do Grupo Aruanda deixam as platéias surpresas e admiradas pela profusão de cores, ritmos e desenhos coreográficos que fazem do folclore brasileiro um dos mais ricos e exuberantes do planeta.

A difusão das influências africanas na cultura do nosso povo, através destes espetáculos, favorece uma maior compreensão e aceitação das diferenças e o respeito mútuo, contribuindo para a melhoria das relações e para a busca da paz entre os povos.

Dóris canta samba

Dóris canta e conta sambas de mulheres que cataram, contaram e ainda mantêem viva a nossa história através da cultura popular.

O repertório apresenta sambas de mulheres brasileiras, compositoras e interpretes; mulheres simples, sentimentais, sensíveis; mulheres trabalhadoras, vencedoras; mulheres que registraram seus nomes na história da música, como Elizete Cardoso, Elza Soares, Beth Carvalho, Alcione, Clara Nunes, Leci Brandão, D.Ivone Lara e Mart’nália.

O show percorre o itinerário musical do autêntico ritmo brasileiro, retratando no seu contexto musical momentos importantes da história do samba, a forte marca da tradição.
Venha prestigiar essa bela homenagem àquelas que fazem, através de luta e amor, um mundo mais humano: as mulheres.