O Museu Peter Lund já está aberto à visitação. A inauguração do espaço no Parque Estadual do Sumidouro aconteceu na sexta-feira (21/09), e contou com a presença do Governador Antonio Anastasia e do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian, acompanhado da princesa Mary Elizabeth, além de outras autoridades. O museu é inspirado na trajetória do pesquisador naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa.

O Museu Peter Lund foi construído próximo a Gruta da Lapinha, dentro do Parque do Sumidouro, o prédio abriga fósseis descobertos pelo pesquisador no século XIX, na região cárstica de Lagoa Santa. O prédio que abriga a sede do Museu Peter Lund possui 1.850 m2 e é um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O local possui duas salas exclusivas que mostram os Planos de Manejo do Parque e Espeleológico, uma sala multiuso para projeção de filmes, realização de palestras e workshops, salas de exposição, sendo uma delas dedicada especialmente ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca, um espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, além de cafeteria e loja de souvenires.

O Museu Peter Lund integra a “Rota das Grutas Peter Lund”, um projeto estratégico do Governo de Minas, realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, além de parceiros externos. O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro nacional e internacional pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota das Grutas de Lund (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo).

A região tem características geológicas que favoreceram o aparecimento de grutas e cavernas, que preservaram o material. O acervo foi cedido pelo Governo da Dinamarca e o Museu de História Natural do país escandinavo.

PRINCIPE E PRINCESA DINAMARQUESES EM LAGOA SANTA

O príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian e a princesa Mary Elizabeth visitaram também o Memorial Lund (Túmulo de Peter Lund), o casal depositou flores no túmulo do paleontólogo e ainda acompanharam a execução do hino brasileiro e do hino dinamarquês pela banda Santa Cecília, criada pelo próprio Lund durante o tempo em que estava na cidade.

Os membros da nobreza dinamarquesa ainda participaram de um almoço no Hotel Ramada, onde receberam a medalha “Comanda Lund” honraria prestada pela Prefeitura de Lagoa Santa, pela parceria bem sucedida entre a cidade e o país nórdico.