A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa por meio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social (SMBS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está apoiando o projeto Lapinha Museu Vivo: Encontro de Cultura de Raiz. O evento, que comemora a 10ª edição, será realizado entre 24 a 26 de maio.

A abertura acontece nesta sexta-feira, 24, às 18h, na orla da lagoa - Iate Clube. A programação será variada com práticas culturais, shows, performances poéticas, exibição de vídeos étnicos e debates sobre o reconhecimento e a valorização dos patrimônios imateriais brasileiros.

LAPINHA MUSEU VIVO - 10 ANOS

O projeto Lapinha Museu Vivo completa 10 anos exaltando as diversidades, a troca de saberes, as vivências e as reflexões a cerca da militância cultural. É um momento importante para a realização de troca simbólica das culturas populares.

O projeto intensifica o diálogo entre as manifestações e tradições culturais, envolvendo de forma mais intensa o poder publico, as instituições de ensino (Escolas públicas e academia) e outros movimentos sociais.

Lapinha Museu Vivo, realizado pela Associação Cultural Eu Angoleiro – (Acesa) de Belo Horizonte, é um evento nacional que rege pela valorização e promoção das culturas no Brasil.

Sexta-Feira | 24/05 | Local: Iate Clube na Orla da Lagoa

18h Roda Capoeira

20h Crime Verbal e Artigo 12 (Participação Amazonita Ágata)

21h Coletivo Calcário – O som das cavernas

22h Boi da manta da Irmandade dos Atores da Pândega

Sábado | 25/05 | Local: Lapinha

07h Saudação ao Sol – Sítio do Rod

08h Café da manhã – E. M. Lapinha

09h Oficinas (Capoeira angola e dança)

Mestres convidados “Zé do Lenço” Associação de Capoeira Angola Relíquia

Espinho (Salvador/BA) e mestres de Belo Horizonte.

11h30 Almoço

14 às 17h Mesa redonda – Local Museu da Lapinha

Tema: “Cultura de Raiz e Globalização”

Lançamento do livro “Jogo de Discursos: a Disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana de Paulo Andrade Magalhães Filho.”

17h Performances dos Dançarinos da Companhia Primitiva de Arte Negra e Boi da Manta na Comunidade da Lapinha

18h Exibição do filme “Paz no Mundo Camará” Vídeos, exposições e poesias no sítio do Rod

19h Jantar

20h Cia Baobá Minas – Mulheres de Baobá, direção Júnia Bertolino