A Prefeitura de Lagoa Santa recebeu na sexta-feira, 19/06, no Parque Estadual do Sumidouro, na Gruta da Lapinha o Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e os representantes da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), para a deliberação e apresentação de ações que promovam o desenvolvimento integrado das atividades culturais no Estado.

Para recepcionar os convidados A Companhia de Dança Belkiss Amorim realizou a apresentação cultural das coreografias “Acordos Mundiais” e “Amor pela Terra”

Durante o encontro, que marcou a terceira reunião ordinária de 2015 da Associação, o secretário Ângelo Oswaldo apresentou algumas ações que serão realizadas no Estado com objetivo de resgatar, promover e fortalecer a cultura de Minas Gerais. "Estamos buscando recursos para a recuperação do patrimônio, em breve também abriremos editais que irão beneficiar todas as cidades mineiras", afirmou.

Na ocasião também foram apresentadas aos membros da ACHMG as ações de fomento a cultura em Lagoa Santa como a iluminação da orla lagoa, construção do receptivo turístico na orla da lagoa central além da revitalização do Iate Clube para prática de esporte náuticos.

De acordo com o presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Helvécio Luiz Reis, a ação integrada entre os municípios tem contribuído para potencializar o desenvolvimento do turismo na região. Participaram da reunião, o secretário de Bem Estar Social, Rogério Von Randow; a diretora de Turismo e Cultura, Dora Alves e o Diretor de Esportes e Lazer, Aurélio Duarte.

A próxima reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais será realizada no dia 07 de agosto , às 14 horas, em Januária.

A ACHMG é composta por trinta e dois municípios e tem levado adiante o grande desafio de criar ações integradas para preservação dos acervos de bens materiais e imateriais, integrantes de um patrimônio histórico único, com elevado valor artístico e criativo, coberto de riquezas, manifestações, artes e tradições, que fazem de nossas cidades históricas um atrativo internacional.